segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Uma candidatura Alegre

A primeira ideia que me veio à cabeça quando soube da candidatura de Fernando Nobre a Presidente da República foi: Manuel Alegre ficou preso aos partidos! ora vejamos:

  • Nas últimas presidenciais, Manuel Alegre foi o candidato despojado. Não tinha partido que o apoiasse, não tinha máquina, tinha-se candidatado um pouco contra o PS, e usava nos seus discursos esse despojamento de Homem livre como forma de capitalizar a sua candidatura;
  • Neste ano Manuel Alegre candidatou-te e o BE veio logo colar-se à sua candidatura, parte do PS olha para ele como o seu candidato natural;
  • Fernando Nobre candidata-se utilizando o discurso de uma candidatura emanada da sociedade civil, sem ligação a partidos mas percebendo a necessidade da sua existência.
Com isto, Fernando Nobre veio ocupar o espaço que, na realidade, nunca foi de Manuel Alegre, com a vantagem de chegar a uma maior variedade de eleitorado que Alegre. No entanto, o mais provável é que esta luta pelo espaço apartidário estenda uma passadeira a Cavaco Silva e cause um problema ao PS.

Sem comentários:

Enviar um comentário