quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Visão de Futuro

Na minha passagem matinal pelas notícias, deparei-me com a notícia da medida proposta pelo governo irlandês de cortes de salários nos seus funcionários, para o próximo ano (ver aqui).

Fiquei, não com o desejo de ver esta medida transposta para Portugal, mas com a vontade de ver um governo em Portugal que tenha a coragem de propôr medidas drásticas, quando estas venham (que virão) ser necessárias - sejam estas medidas as que forem, não é linear que tenham que ser iguais às propostas pelo governo irlandês. Mais do que um aumento nos impostos, é na despesa que medidas têm que ser tomadas de modo a que, sustentavél, a nossa economia possa crescer e o défice das contas públicas seja controlado sem recurso sistemático a medidas extraordinárias.

Certamente que não será este governo a ter uma atitude frontal contra a despesa, pelo que até agora já demonstrou, no entanto também não tenho a certeza de que qualquer líder da oposição que agora temos, tenha a força de, sendo governo, ter a atitude necessária.

Este é o drama que se encontrará em cena nos próximos tempos.

1 comentário:

  1. Dá mesmo que pensar a situação na Irlanda! Acho que aqui em Portugal não haverá 'coragem' para tais medidas...Eventualmente far-se-ia algo mas 'camuflado' com impostos. Como se costuma dizer: para grandes males...grandes remédios... Espero que a Irlanda tenha acertado no remédio...

    ResponderEliminar