quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Bem educados!


O texto do Afonso sobre a "Geracao Perdida" anda-me na cabeca ha varios dias.
A geracao perdida no final dos anos 00 a seguir a geracao rasca dos anos 90.
O que e que esta a correr mal? Nao sao estas as geracoes mais bem preparadas que o pais ja teve? Parece que o investimento feito no ensino dos portugueses e transparente na sociedade, nas artes, na participacao na vida publica, na economia. Ha um certo desprezo pelo cada vez maior numero de portugueses que tem estudo superiores. De facto ha a sensacao de que "o curso nao serve para nada" e a impressao de que a universidade fosse um balao de ensaio de uma experiencia que nunca sera reproduzida.

Sera assim?!

Abro o site do "i" e vejo "Ensino. Portugal esta no mesmo ponto de partida de ha 50 anos". O investimento na educacao e, no entanto, inegavel:
Em cinco décadas, o número de crianças no pré-escolar cresceu 40 vezes, a taxa de escolaridade no ensino secundário escalou de 1,3% para 60% e o acesso das raparigas ao ensino subiu 15%.
No entanto nao nos aproximamos dos paises mais desenvolvidos. Mais a frente le-se:
"Nos Estados Unidos, a taxa de escolaridade até ao 12º ano era de 100% ainda antes da Segunda Guerra Mundial; em Portugal o ensino obrigatório até aos 18 anos só acontecerá a partir de 2013."
"Houve uma massificação do acesso ao ensino, mas a qualidade não acompanhou essa evolução"
"O sistema educativo antes do 25 de Abril era realmente mau, porque 99% da população estava excluída da escola"
Parece-me entao que o esforco de massificar o ensino e bem intecionado porque se vamos atingir em 2013 o nivel dos Estados Unidos em 1939... temos 74anos de atraso. O que falta e investir mais dinheiro no ensino. Muito mais!

Quanto melhor compreendo o sistema frances, melhor vejo a distancia a que Portugal esta. A universidade em que trabalho chama-se "Ecoles Nationale Superieures de Mines de Paris" e ha cerca de 150 anos que forma engenheiros civis especializados, como o nome indica, na exploracao de minas. E esta e uma das diferencas em relacao a Portugal: o sucesso nao vem por acaso e a sorte procura-se. Em Franca ha Universidades para tudo: para formar futuros professores das melhores universidades, para formar funcionarios publicos de alto nivel, para formar engenheiros que tornar-se-ao os lideres das empresas de topo. Quase todas as pessoas que ocupam os cargos mais importantes nos sectores publicos ou privados veem de uma destas escolas. Porque foram feitos para isso. Porque durante os seus estudos ja frequentavam os corredores de varios ministerios e das empresas do CAC40. E cada um destes alunos e visto como alguem com capacidades, que devem ser aproveitadas e desenvolvidas ao maximo. O acesso a estes estabelecimentos de ensino e obtido por concurso - muitas vezes um concurso especial de cada escola, independentemente dos concursos nacionais - e a sua frequencia nao so e gratuita como muitas vezes e ja remunerada e nalguns casos os alunos fazem ja parte da funcao publica e sao pagos como tal.

Outra das curiosidades em relacao a minha universidade e que, como o seu nome nao indica, muito cedo criou um Centro de Sociologia e tornou-se pioneira nesta ciencia. Porque e que uma escola de engenharia de minas se torna pioneira em sociologia?! Porque se interessa pela forma como os trabalhadores se organizam no trabalho. E e este espirito de curiosidade que nos falta. Aqui tudo e estudado. E nao falo de estudo de ponta, extremamente complicados. Muitas vezes sao bastante elementares, com conclusoes triviais mas muitas vezes tambem serviram para empregar um estagiario aluno de engenharia que pode assim ter um primeiro contacto com a realidade de uma empresa. E quando se tem os olhos abertos para estas coisas e se trabalha ha varias decadas em sectores como o automovel, aeronautico, energetico, percebe-se o conhecimento que se acumula nao so em termos tecnicos mas tambem de compreender o que e estar no topo e como la se manter.

A EDF financia varias teses de doutoramento de colegas meus. A EDP quantas financia? A TOTAL tambem. E a GALP, quanto investe em investigacao? Estas empresas que tem posicoes praticamente monopolistas dos mercados gracas ao investimento publico que permitiu a sua criacao, o que e que devolvem ao pais?

Aqui, parte dos impostos cobrados no imposto sobre os produtos petroliferos financia o Instituto Frances do Petroleo, que acumulou um conhecimento em processos petroliferos de tal forma importante que permitiu a criacao da Axens que hoje vende refinarias no mundo inteiro, concorrendo por exemplo com a americana UOP.

E esta diferenca de mentalidade que nos atrasa. Portugal foi uma potencia mundial quando soube mais cedo o que o resto do mundo descobriria decadas depois.

E desde a Revolucao Industrial que segue o caminho dos outros... com 74 anos de atraso.

Ligo a televisao na RTPinternacional: 30mins de Haiti, a opiniao de Mario Soares sobre o timming da candidatura de Manuel Alegre, a chapada do Sa Pinto ao Liedson, a tornee de Manuel Pinho nas empresas que nao fecharam e uma entrevista oca de Passos Coelho sobre as eleicoes no PSD...

pppfffffff...

Sem comentários:

Enviar um comentário