sexta-feira, 25 de junho de 2010

do Fundão para o Mundo

 Ha um pequeno destaque sobre Portugal na secção "O pequenno Jornal da Crise" do Courrier International desta semana. Trata-se de um artigo do economista Eugénio Rosa publicado no Jornal do Fundão.

 O artigo da conta dos dados do Instituto Português de Estatistica segundo os quais 81% dos patrões portugueses não acabaram o ensino secundario (contra 79,8% em 2003) e 91% não fez estudos superiores. Por outro lado 65% dos empregados não acabaram o ensino secundario contra 71% em 2003.

 Um problema estrutural que deve ser resolvido para melhorar a gestão, a inovação, a produtividade e a competitividade, denuncia o autor.

Eugénio Rosa considera ainda que baixar os salarios teria um efeito contra-producente  na economia portuguesa, visto que ja são demasiado baixos: 1150€ em média quando a média europeia é de 2558€.

A massa salarial constitui 15% das despesas das empresas portuguesas e a sua redução teria pouco efeito sobre a competitividade e provocaria um contracção da economia devida à redução do consumo que levaria a mais falências e desemprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário