quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A sedução da globalização


A globalizacao foi  como aqueles filmes que agradam à critica e ao publico. Era tao atraente de um ponto vista economico como social. 

Do ponto de vista social, a globalizacao era o fim dos blocos na Europa que so terminaram no inicio da decada de 90 e que foram arrasados pela expansao da Uniao Europeia. A ideia de uma ideia global permitia sonhar com uma abertura das fronteiras culturais, da queda dos preconceitos e de uma proximidade com a diferença. 

 Do ponto de vista economico, a globalizacao era a porta aberta ao mercado chamado aberto, evoluído, em que prevalecem as melhores ideias, os melhores produtos e a excelência. 

Irresistivel, criada pelo Ocidente à sua propria imagem, a globalizacao parte para iluminar o mundo mais pobre e o mundo menos culto. 

Durante os ultimos 20 anos, todos jogamos este jogo. 

Viajar é cada vez mais facil e mais barato. Com a massificacao da internet a informacao viaja cada vez mais rapidamente. Os fluxos migratorios tambem se facilitaram e culturas diferentes comecaram a partilhar os mesmos espacos.

Do ponto de vista economico vimos uma autentica revolucao com a deslocalizacao da producao. O mercado tornou-se unico e ainda mais unicocficou com uma moeda unica na Europa que consome. O que é sabido é que um mercado livre torna-se num mercado livre... de concorrencia porque o mais forte ganha sempre. 

Pouco a pouco a Europa abdicou da sua mao de obra e de uma parte importante do seu mercado de trabalho para o Oriente em nome da optimizacao de custos e da eficacia, da eficacia economica; nao, da eficacia financeira. Porque nao me lembro de ter havido uma deflacao de precos como consequencia desta migracao da producao, a verdade é que o aumento da margem ficou do lado do lucro e o Ocidente continuou a pagar caro o que passou a ser produzido muito mais barato. 

Hoje a Europa e um continente de desempregados consumistas cada vez mais pobres, os Estados Unidos sao um pais que se endividou ao limite para investir no seu potencial futuro brilhante e a Asia é um continente de operarios que so tem tempo e dinheiro para continuar a trabalhar. 

A crise chegou e é longa porque o modelo encravou. Como consequencia as tensoes sociais aumentaram. E quando as tensoes sociais se dao em sociedades que nao sabem viver com a heterogeneidade etnica e cultural, as minorias acabam por ser culpadas; como tantas vezes aconteceu na historia.

A globalizacao conhece assim a sua primeira crise de charme. Veremos se continuara a ter a paixão do publico e a admiração da critica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário