sábado, 28 de novembro de 2009

O sec.XX matou os lideres politicos

Democracias de um lado, ditaduras do outro. Nazis, fascistas, comunistas e democratas. O sec. XX foi uma luta politica travada corpo a corpo nos campos de batalha e olhos nos olhos na vida do dia-a-dia dos cidadaos. As maquinas de propaganda manipulavam as imagens dos seus lideres, tornando-os em figuras unanimes, irrepreensiveis. Esta desumanisacao da imagem do lider procurava a uniao dos povos em torno dos seus ideais e deixou na historia figuras fortissimas, verdadeiros lideres espirituais, discursos inspirados, imagens espectaculares.
Com o fim da segunda guerra e sobretudo depois da guerra fria e dos regimes comunistas na Europa na decada de 90, a distancia entre o politico e aqueles que o elege diminuiu cada vez mais. E nao apenas na forma de comunicacao. A melhoria dos niveis de educacao tambem os aproxima e a todos os niveis o cidadao olha cada vez mais o politico nos olhos.
A relacao entre os dois e, portanto, muito diferente do que era ha 20anos. As armas sao tambem outras. Os poderes dos politicos mudaram. O poder sobre a economia esta cada vez mais nas sociedades de mercado e a tendencia para lhes entregar funcoes sociais como a educacao, a saude e a seguranca social e cada vez maior. Por outro lado, os cidadaos tem cada vez mais possibilidades de participar na vida das sociedades como por exemplo, simplesmente assim, com um blog.
Temos de nos habituar a ser liderados por um de nos. Afinal e assim a democracia.

Portanto o Socrates que pie baixinho porque o meu ingles tecnico e melhor do que o dele e se me vi a rasca para ser engenheiro, o que dira ele?

O Cavaco que nao me esfregue o percurso profissional dele como exemplo para a nacao.

E o Marcelo se nao quer ficar conhecido como o melhor treinador de bancada do mundo tem de ir andar a chapada com o Passos Coelho e que nao espere pela ascensao unanime ao poder. E que quando la chegar nao peca que 2/3 da populacao esteja com ele.

Nao e muito democratico, digo eu.


1 comentário:

  1. Falas do aumento dos níveis de educação... Mas não se estará a diminuir o nível de exigência, para aumentar o nível estatístico?

    ResponderEliminar