segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"Mais 4 anos não, por favor!" - Carta ao Presidente do PSD

Exmo. Sr Presidente do PSD
Pedro Passos Coelho

Venho, por este meio, dirigir-me a si pedindo-lhe, humildemente, que indique à sua bancada parlamentar o caminho da abstenção na votação do orçamento de estado para 2011.

Não lhe digo que o deva fazer porque o orçamento é aceitável, e pelo prazer de pagar mais impostos - antes pelo contrário. Pagar mais impostos e ter menos dinheiro disponível nunca é bom, e pelo que o Governo já mostrou, este orçamento é de muitos apertos para nós, simples contribuintes, e alguma contenção para o Estado, se bem que esta nunca muito quantificada.

Não lhe digo que o deva fazer porque caso não o faça Portugal soçobra sob o peso das taxas de juro e outras coisas tais que as malvadas agências de rating nos controlam. Infelizmente, pelo que se nos tem sido mostrado, desse fim não conseguiremos fugir.

Também não digo por acreditar que o seu partido, ou qualquer outro diga-se, consiga ver aprovadas no actual parlamento soluções diferentes para o orçamento de estado de 2011. É mais que evidente que, sem a complacência do PS não há proposta de orçamento que seja aprovada. E para isso terá que existir a complacência pessoal do actual primeiro-ministro (mesmo que entretanto se demita).

A verdadeira razão para este pedido, é porque caso o parlamento não aprove o orçamento, e seguindo a retórica a que já nos habituou, iremos ter José Sócrates a desculpabilizar-se pelos acontecimentos que entretanto venham a acontecer e, se calhar até o veremos finalmente, a passar de um discurso optimista para um discurso em que mostre o real estado do país, se bem que culpabilizando toda a oposição, e em especial a si e ao seu partido por não ter deixado passar o orçamento.

E com toda esta retórica, por ele já bem ensaiada, e que bons resultados lhe trouxe nas últimas eleições não me admira que os portugueses, ou pelo menos a maioria, lhe volte a confiar o seu voto levando assim Portugal para mais quatro (4!) anos de governação não socialista mas socrática.

Acreditando que saberá o melhor caminho a seguir para evitar mais quatro anos, legitimados, de governo Sócrates, me despeço com cordiais saudações,
Afonso Pereira

1 comentário: